EstudaAÊ!! – Concursos

Português - Pronomes

"Não respondeu tudo? Vá ao fim da página e clique em 'Corrigir'."​

1. [Cespe/UnB – MPU – Técnico Administrativo – 2010] O deslocamento do pronome “se” para imediatamente após a forma verbal “concretizar” – não deverá concretizar-se – não prejudicaria a correção gramatical do texto.

 
 

2. Energias renováveis limpas e naturais __1__a energia eólica, a hidrelétrica, a solar, a de marés e corrente marítimas, e de gradientes de temperatura. __2__ fontes de energia crescem cada vez mais rapidamente e __3__ que venham a contribuir de modo cada vez mais significativo na matriz energética mundial. Mas quase todos os estudiosos concordam que __4__ não deverão substituir inteiramente as fontes de energia atuais. __5__ importantes complementos. No momento, poucos entusiastas discordam.

 
 
 
 
 

3. [Cespe/UnB – Correios – Analista de Correios (Letras) – 2011] A colocação pronominal em “caracteriza-se” (Essa revolução caracteriza-se simultaneamente por uma série…) indica a escolha dos autores por um registro mais formal de linguagem; o emprego desse pronome antes da forma verbal, além de caracterizar desrespeito às regras gramaticais do registro padrão da linguagem, representaria, no contexto, uso inadequado da linguagem, dado o caráter institucional do texto.

 
 

4. [Cespe/UnB – Instituto Rio Branco – Diplomata – 2011] Dada a propriedade que assume o pronome “este” nos mecanismos coesivos empregados no trecho “que estimulem e desenvolvam este nobre fim”, não é facultada a seguinte reescrita: que estimulem este nobre fim e o desenvolvam.

 
 

5. [FCC – TRT/MS {24R} – Técnico Judiciário – 2011] O emprego dos pronomes de tratamento está inteiramente correto na frase:

 
 
 
 
 

6. [FCC – BB – Escrituário – 2011] O segmento em destaque que está sendo substituído de modo INCORRETO por um pronome, com as necessárias adaptações, é:

 
 
 
 
 

7. [Cesgranrio – Petrobras – Administrador Júnior – 2011] A colocação do pronome átono destacado está INCORRETA em:

 
 
 
 
 

8. [Cespe/UnB – TC/DF – Auditor de Controle Externo – 2012] O pronome “o” [… o poder do rei passou a ser um tanto limitado pelos nobres, que o obrigaram a …] retoma, por coesão a expressão “o poder do rei”.

 
 

9. [FUMARC – TJ/MG – Técnico Judiciário – 2012] O elemento de ligação MAIS adequado para reunir, na mesma sequência, os pensamentos, é:

  1. O nome da cidade é Nadópolis.
  2. A população da cidade a respeita muito.
 
 
 
 

10. [FGV – CODEBA – Analista Portuário (Economista) – 2016] As virtudes e os perfumes são da natureza. ___ duram pouco e ___ perduram por longo tempo, mas ambos perdem a essência quando expostos.

As formas dos demonstrativos que preenchem corretamente as lacunas são:

 
 
 
 
 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe em suas rede sociais!!​

plugins premium WordPress