EstudaAÊ!! – Concursos

Matemática - Princípio Fundamental da Contagem

"Não respondeu tudo? Vá ao fim da página e clique em 'Corrigir'."​

1.

Assinale a alternativa que contém a quantidade de vezes que é possível usar de maneiras diferentes duas blusas, três calças e quatro meias:

24 maneiras diferentes
28 maneiras diferentes
36 maneiras diferentes
32 maneiras diferentes
2.

Uma aula será ministrada para quatro alunas que deverão sentar nas quatro cadeiras da primeira fila da sala. Considerando que as alunas Larissa e Mariana se sentarão nas pontas, pois irão apresentar um trabalho, a quantidade de maneiras diferentes que os quatro alunos podem se acomodar na sala de aula é de:

6 maneiras
2 maneiras
3 maneiras
5 maneiras
4 maneiras
3.

As placas antigas dos veículos eram formadas por três letras seguidas de quatro algarismos. O número de placas que poderiam ser formadas com as letras A, B e C e os algarismos pares sem repetição de algarismos seria:

3240
648
144
360
720
4.

Uma “capicua” é um número que, lido de trás para diante, é igual ao número original. Por exemplo, 101, 333 e 2112 são “capicuas”. A quantidade de números de quatro algarismos que são “capicuas” é igual a:

900
360
90
180
270
5.

Uma determinada quantidade de relatórios é identificada por uma sequência de dois algarismos, seguida de duas letras, convencionando-se que:

– os algarismos que podem ser utilizados são 2, 3 e 4;

– as letras que podem ser utilizadas são A, M, P, Q.

– cada algarismos e cada letra só pode ser utilizada uma única vez.

A quantidade máxima de relatórios que podem ser identificados, respeitando-se as condições acima, corresponde a:

64
72
84
90
6.

Teófilo foi a um caixa eletrônico retirar algum dinheiro e, no instante que foi digitar a sua senha, não conseguiu lembrar de todos os quatro algarismos que a compunham. Ocorreu-lhe, então, que a sua senha não tinha algarismos repetidos, era um número par e o algarismo inicial era 8. Quantas senhas poderiam ser obtidas a partir do que Teófilo lembrou?

168
96
144
224
210

Está gostando do conteúdo? Compartilhe em suas rede sociais!!​

Sessão de Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *